-
Arquitetos: KIENTRUC O
- Área: 775 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em que medida a arquitetura de uma casa se estabelece em um contexto contemporâneo em constante mudança?
A sociedade em acelerada mudança coloca a arquitetura num ponto onde tem rapidamente que se adaptar às demandas de novas funções ou comercialização, e a frequência de mudanças é tanto ambígua quanto persistente. Se um local é definido apenas pelo foco nos valores, em que medida a casa vai dar suporte à realidade ambivalente de funções e valores econômicos, enquanto mantém seus valores arquitetônicos?
Testemunhando o curso de alterações, os arquitetos deste projeto foram confrontados com uma questão aberta de como uma casa poderia crescer, ponderando qual parte é o núcleo e manterá as intenções arquitetônicas do projeto, enquanto o restante permanece livre para modificações.
Encarregados em reformar a casa de um amigo, os arquitetos de KIENTRUC O optaram para preencher o contexto ao subtrair o terreno com um vazio. Uma antiga casa em estilo colonial com mais de 70 anos instalada e uma das vias mais movimentadas no coração da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. A casa original é feita em tijolos e foi expandida utilizando estrutura metálica.
Confrontada com o constante caos da cidade, a casa justapõe o seu contexto urbano ao se introverter através de subtração espacial, criando um vazio interno que a afasta de seu contexto ruidoso e criando um pátio interno. De geometria elíptica, o vazio percorre o lado mais comprido do terreno em direção à estrutura metálica posterior, continuando até a cobertura. A abstração espacial da geometria do vazio é materializada.
A arquitetura tem mudado desde sua comercialização. Não apenas transmite a estética como costumava ser, mas é cada vez mais comercial construída, cuja lógica em algum momento no futuro expirará. À medida que o vazio permanece em silêncio, afastado de distrações do entorno, representa a encarnação da pureza da emoção, desencadeando uma sensação de sutileza na compreensão vietnamita da natureza, apesar da ambiguidade da função programática no projeto.
Originalmente publicado em Setembro 27, 2017